organograma
CURSO DE NUTRIÇÃO
ADMINISTRAÇÃO
Profa. Camila Cristina Santos Gonzaga- Pontes
Mestre em Comunicação Empresarial
Organograma,
Organograma é um gráfico que retrata a organização formal, a estrutura que foi delineada no regulamento, configurando os diversos órgãos, sua interdependência, linhas de autoridade e subordinação. O organograma torna clara a divisão das unidades administrativas e a delegação de autoridade entre estas unidades, constituindo, portanto, um poderoso instrumento de comunicação.
1
Organograma, representa os diversos níveis da estrutura, que retratam a hierarquia e a subordinação.
No primeiro nível devem ficar os órgãos deliberativos, isto é, aqueles que escolhem e traçam as diretrizes, configurando a autoridade deliberativa.
No segundo nível, os órgãos executivos, encarregados de fazer cumprir o que foi deliberado.
No terceiro nível, os órgãos técnicos e subsidiários, prestadores de serviços, órgãos que planejam a execução, cuidam da programação e congregam os meios para implementar o plenejado. No quarto nível , os órgãos operacionais, que executam o trabalho, orientados pela autoridade técnica.
Profa. Vanessa Vasconcelos Fonseca Proibida reprodução sem autorização
Organograma,
O organograma é de grande utilidade quando se pretende planejar novas organizações, estudar e analizar administrativamente organizações existentes, projetar reestruturações, treinar pessoal, etc.
2
Técnica para construção de um organograma Na construção do organograma são usados elementos gráficos, como figuras geométicas planas e fechadas, que geralmente representam as unidades estruturais.
São utilizadas, ainda linhas cheias ou interrompidas, horizontais e verticais, que mudam de sentido em ângulos retos ou oblícos (organogramas clássicos).
Técnica para construção de um organograma Há uma certa liberalidade na construção de organogramas, considerando a