Organograma
A Análise das Demonstrações Contábeis, também chamada de Análise das Demonstrações Financeiras ou ainda, Análise de Balanços é o ramo da Contabilidade que tem por objetivo a obtenção, comparação e interpretação de indicadores, podendo ser estes coeficientes, índices ou quocientes calculados a partir de elementos extraídos das demonstrações contábeis, com o fim de fornecer aos seus usuários o conhecimento do perfil econômico, financeiro, patrimonial e de desempenho operacional da entidade geradora das demonstrações.
A Análise de Balanços começa onde termina a Contabilidade. Para o Contador a preocupação básica são os registros das operações. Na aquisição de máquinas, por exemplo, quais os custos que comporão o custo de aquisição, a taxa de depreciação a sua classificação no balanço. O contador procura captar, organizar e compilar dados. Seu produto final são as demonstrações financeiras.
O analista de balanços preocupa-se com as demonstrações financeiras que, por sua vez precisam ser transformadas em informações que permitem concluir se a empresa merece ou não crédito, se vem sendo bem ou mal administrada, se tem ou não condições de pagar suas dívidas, se é ou não lucrativa, se vem evoluindo ou regredindo, se é eficiente ou ineficiente, se irá falir ou se continuará operando.
Necessidade da Análise
É essencial para diagnosticar a situação econômica, financeira e patrimonial de uma entidade, tanto em termos estáticos (= situação atual),quanto em termos dinâmicos (= variações ao longo do tempo).
Finalidade
A finalidade da Análise das Demonstrações Financeiras é transformar os dados extraídos das demonstrações financeiras em informações úteis para a tomada de decisões por parte das pessoas interessadas.
Usuários
É necessário apontar resumidamente, o tipo e qualidade das informações que a análise de Balanços fornece aos vários grupos interessados, que