Diversos
Teoria de Bucklin
Bucklin, baseou sua teoria entre instituições e agências, ele afirmava que a finalidade do canal era proporcionar aos consumidores a combinação desejada do que era produzido pelo canal a um custo mínimo. Os consumidores determinaram a estrutura do canal através da compra de combinações de produções e serviços. Bucklin concluiu que as funções serão mudadas de um canal membro para o outro afim de se atingir a estrutura mais eficiente eficaz. Já os consumidores desejam um nível competitivo, onde as instituições do canal farão suas tarefas funcionais de forma a minimizar os custos totais do canal.
A teoria de estrutura de canal de Bucklin é baseada nos conceitos de adiantamento e especulação.
Adiantamento: resulta em economia porque leva a diferenciação para mais próximo do tempo de compra, quando a demanda é mais facilmente prevista. Isto reduz os custos de risco de incertezas. Os custos de logística são reduzidos separando-se os produtos em grandes lotes, em estados relativamente não diferenciados.
Especulação: é o oposto do adiantamento. A especulação pode reduzir os custos de marketing através da economia de produção em grande escalam, colocação de pedidos grandes, que reduzem os custos de processamento de transporte de mercadorias, a redução de faltas de estoques e os custos associados, e a redução da incerteza.
Para reduzir a necessidade de estoques especulativos, muitas empresas estão explorando estratégias de concorrência baseada no tempo.
O adiantamento e especulação são conceitos que nos permitem entender as estruturas de canais e sua evolução. A existência de estoques especulativos pode resultar em um canal indireto, quanto que os despachantes de frete intermediários que não assumem a posse podem reduzir os custos de logística em canais de distribuição diretos, em que haja estoques não especulativos.
Segundo Bucklin (a teoria de distribuição de canais estruturados), os canais de distribuição