Organograma do texto a arca de noé
Sun Tzu foi um general chinês que viveu no século IV AC e que no comando do exército real de Wu acumulou inúmeras vitórias, derrotando exércitos inimigos e capturando seus comandantes. Foi um profundo conhecedor das manobras militares e escreveu “A arte da Guerra”, famoso livro chinês sobre táticas militares, ensinando estratégias de combate e táticas de guerra, baseado em cinco pilares, Lei Moral, Céu, Terra, O Comandante e Disciplina. A única fonte que sobreviveu até aos nossos dias sobre a vida de Sun Tzu foi escrita no século II a.C. pelo historiador Ssu-ma Ch'ien, que o descreve como tendo sido um general que viveu no estado de Wu no século VI a.C. No entanto a biografia não é coerente com outras fontes sobre o período, e tudo leva a crer que o livro teria sido escrito entre 400 a.C. e 320 a.C. Não existe uma biografia linear de Sun Tzu, com início, meio e fim. O que existe são concisas narrações de alguns fatos de sua vida. Apesar das especulações sobre a sua vida e existência.
A sua obra a arte da guerra, escrita há cerca de 2500 anos, que permanece atual tendo conceitos que se renovam dia após dia. É uma das mais antigas e fascinantes compilações de teoria militar e estratégia da história da humanidade, existindo registros de que fora consultada por importantes estrategistas ao longo deste tempo. Desde que foi encontrada, essa obra foi traduzida centenas de vezes e recebeu várias interpretações.
Possuindo muitas definições, tantas quanto às eras e os povos que esta obra passou. Seus princípios podem ser aplicados, não só nas táticas militares, como também, em quase todos os ramos da atividade humana, podendo ser encontrado nas questões estratégicas da organização, ou até mesmo, no mundo cotidiano, onde enfrentamos diversas batalhas, que nos mostra o quão importante é, saber lidar com situações adversas, em todos os tipos de lugares, períodos, e circunstâncias. Seus ensinamentos alcançam todos os indivíduos no confronto com seus