A arca de noé - estudo de caso
REFLEXÕES PARA GENTE QUE LIDA COM GENTE
(QUALIDADE HUMANA)
Ely Pomodoro Cabral
A preocupação em responder às exigências do mercado e a sustentação das políticas voltadas ao trinômio: Qualidade, Produtividade e Competitividade, dizem respeito aos dirigentes e sua forma madura de gerir os Recursos Humanos, para que possam agir eficazmente sobre recursos, a fim de conseguir os resultados esperados.
Um presidente obtém resultados através de pessoas: Supervisores e Coordenadores e, assim por diante, até o chão da fábrica. Qualquer pessoa que tenha colaboradores se espera resultados com e por intermédio deles. Cabe salientar que as empresas contratam pessoas por suas habilidades técnicas e, depois, adaptação à função para a qual foram designadas.
A palavra-chave é Relacionamento Humano a qual está apoiada no tripé; Liderança, Motivação e Comunicação, onde a base e o respeito. Isso requer auto-conscientização, visão e compromisso sem precedentes. Também precisa haver um legítimo senso de contribuição aos Clientes, aos Colegas, à Organização e à Sociedade.
Liderança não é simples questão de organização, pois, se fosse, nossa empresa poderia ser dirigida por computadores programados para tal. Porem falta nos computadores uma coisa que só as pessoas possuem: Humanidade. O elemento humano é a outra metade da liderança. Para que a liderança seja perfeita é necessária à organização mais humanidade. Ao invés de chefes, precisamos de líderes. O líder busca cooperação, preocupando-se em tornar a atividade interessante e oferecendo as melhores condições possíveis de trabalho; tudo isto numa atmosfera contagiante de energia e entusiasmo.
O líder envolve ativamente o pessoal na tarefa, ouvindo e acatando suas propostas, fazendo com que participem das decisões e elogiando o esforço individual e coletivo. O líder não se coloca em posição defensiva, ao contrário, está sempre aberto a se deixar motivar por seus companheiros de trabalho,