Avaliação de segurança
Para isso será necessário aplicar técnicas de amostragens e análises laboratoriais, sendo as coletas feitas com aparelhos de leitura direta.
Ao mencionar Limite de Tolerância - L.T. é necessário compreender sua definição.
Definição técnica:
É a maior concentração de um agente químico ou intensidade de um agente físico a que a maioria dos trabalhadores pode estar exposta, repetitivamente, durante toda a sua vida laborativa sem sofrer efeitos adversos a sua saúde.
Definição legal:
Conforme definições da NR-15, é a concentração ou intensidade máxima relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente que não causará danos à saúde do trabalhador durante a sua vida laboral.
Observações relacionadas com os limites de tolerância:
Jornada considerada: tempo em que o colaborador fica exposto aos agentes;
Proteção dos expostos: quantas pessoas estão expostas, está relacionado com a forma com que serão tomadas as ações para a proteção dos mesmos, redimencionamento de layout, quantidade de equipamentos de proteção que deverão ser adquiridos, etc.;
Atual conhecimento técnico e científico: linguagem pisicológica utilizada, estudo sobre o agente e métodos ne análise, etc.; situações das quais não há dose resposta: não há limite de tolerância.
Avaliação ambiental
As avaliações ambientais devem seguir o seguinte esquema prático:
(colocar aqui a representação do esquema)
Onde amostrar?
As amostragens devem representar fielmente a exposição dos colaboradores em seus ambientes de trabalho e/ou locais de trabalho.
Ponto de trabalho:
Todo e qualquer local que o trabalhador