Avaliação Tecnica Higiene e Segurança
Carolina
Este é um trabalho interdisciplinar da disciplina Higiene e Segurança do Trabalho, abordando a situação de uma empresa que colocava seus funcionários em situação de risco desde quando ficavam expostos a vários fatores e agentes prejudiciais à saúde. Uma problemática muito comum nas empresas
Referenciais: www.sitedesoldagem.com.br www.saudeemmovimento.com.br
O livro Higiene e Segurança do Trabalho.
Relatório da visita à empresa Insegura LTDA.
Na empresa Insegura LTDA, foi encontrado um cenário completamente inóspito, totalmente fora da norma regulamentadora que regem as empresas quanto à segurança.
A inspeção iniciou-se pela atividade de solda, onde foi detectada agentes físicos e químicos (radiação e fumos), os quais podendo ocasionar: problemas neurológicos, como mal de Parkinson, irritação nos olhos, nariz, peito, trato respiratório, respiração curta, bronquite, queimaduras e etc. Dos EPi`s que deveram ser utilizados: máscara semi- facial, máscara de solda, luvas e avental de couro, proteção mangas, corpo, braçadeiras e botas. Outra medida de como se evitar acidentes neste caso, seria um cômodo separado somente para realizar a atividade de solda, com paredes revestidas de uma tinta/material especial que absorvesse a luz emitida pelo arco de luz gerado pela solda.
Os polidores expostos a agentes químicos (poeiras), com risco de uma inflamação no pulmão podendo causar a Silicose, dentre outros sintomas causados por poeiras. Máscara, filtro protetores faciais e respiratórios são os equipamentos de proteção individuais necessários para a proteção do individuo na atividade. Outra medida para o problema é fazer o corte das peças, elas estando molhadas para minimizar o efeito da poeira.
Os lavadores exposto a agentes químicos (nevoa da lavagem) que sendo inalados pode causar irritação das vias aéreas, dor de cabeça, náuseas, irritação na pele e olhos. Indicado o uso de máscaras, luvas, óculos,