Paquímetro e micrômetro
1. Introdução
Uma medição é um processo de comparar duas quantidades de uma mesma grandeza, sendo uma dessas previamente definida como padrão e a outra supostamente desconhecida. Esse processo de comparação é feito utilizando instrumentos de medição. Porém, por mais habilidoso que seja o operador do instrumento, e por mais preciso que este instrumento seja, sempre há incertezas no resultado das medidas. Desse modo, a medida deve ser expressa da seguinte forma: m = M ± ΔM, onde m é a expressão para o resultado da medição, M é o valor da medida feita e ΔM é a incerteza associada à medida. ΔM é uma quantidade positiva que expressa o intervalo de validade da medida M. Assim sendo, o resultado da medida passa a ser uma faixa compreendida ente M - ΔM e M + ΔM. 2. Objetivos
* Aprender o uso de equipamentos de medição (paquímetro, micrômetro, balança analítica, etc.); * Avaliar erros de medidas e como estes se propagam em expressões matemáticas; * Aprender a expressar de forma adequada os resultados das medidas experimentais.
3. Determinação de Incertezas
* Determinação da incerteza associada a uma única medida
Como já exposto, o resultado de uma medição é composto da medida e da incerteza associada. Para estimar as incertezas adotaremos alguns critérios ou convenções citados abaixo:
Critério 1 - A incerteza na medida é sempre expressa com apenas um algarismo significativo. Se a representação possuir mais de um algarismo significativo é necessário realizar um arredondamento.
Critério 2 - Se o instrumento NÃO permitir a avaliação do algarismo inexato ou duvidoso, este será considerado como sendo o último algarismo, ou algarismo mais à direita, acessível através da leitura com o instrumento. E, nestas condições, a incerteza é de uma unidade na posição do algarismo inexato, ou seja, da resolução do instrumento. Este é o caso da balança analítica.
Critério 3 - Se o