Contabilidade internacional
Fac-UNICAMPS
ACADÊMICOS (A)
Adilaine
Cleismair
Gilberto
Manoel Aelson
Poliana
Kléia
IEAS- 32 INSTRUMENTOS FINANCEIROS – APRESENTAÇÕES
GOIÂNIA
2012
ACADÊMICOS (A)
Adilaine
Cleismair
Gilberto
Manoel Aelson
Poliana
Kléia
GOIÂNIA
2012
IEAS32- Instrumentos Financeiros- Apresentações
Resumo Técnico
Este extracto foi preparado pelo pessoal da IASC Foundation e nao foi aprovado pelo IASB. Para conhecer os requisitos completos, referência deve ser feita às Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRSs).
O objectivo desta Norma é o de estabelecer princípios para a apresentação de instrumentos financeiros como passivos ou situação líquida e para a compensação entre activos financeiros e passivos financeiros. Aplica-se à classificação de instrumentos financeiros, do ponto de vista do emitente, em activos financeiros, passivos financeiros e instrumentos de situação líquida; à classificação dos juros, dividendos e perdas e ganhos associados; e às circunstâncias em que os activos financeiros e os passivos financeiros devem ser compensados. Os princípios estabelecidos nesta Norma complementam os princípios para o reconhecimento e a mensuração de activos financeiros e de passivos financeiros enunciados na IAS 39 Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração, bem como os princípios para a divulgação de informação sobre os mesmos enunciados na IFRS 7 Instrumentos Financeiros: Divulgações.
O emitente de um instrumento financeiro deve classificar o instrumento, ou as suas partes componentes, no reconhecimento inicial como um passivo financeiro, um activo financeiro ou um instrumento de situação líquida de acordo com a substância do acordo contratual e as definições de passivo financeiro, activo financeiro ou instrumento de