Atps banco de dados
Passo 1
É possível armazenar dados tanto em arquivos de texto convencionais quanto em um banco de dados utilizando um SGBD, a grande questão para qual opção escolher é a necessidade, se a intenção é guardar uma grande quantidade de dados visando à agilidade no gerenciamento destes, sem dúvidas a melhor escolha é um SGBD, porém para este é necessário funcionários com um grau de ensino elevado para efetuar a gestão do sistema, o custo deste tipo de sistema também é maior, neste caso vale analisar custo x beneficio.
Em relação a arquivos de texto convencionais, não é necessário um grande conhecimento para esse tipo de armazenamento, o custo também é baixo pois existem muitas ferramentas gratuitas que disponibilizam este serviço, porém o gerenciamento dos dados se torna complicado com o aumento destes, a quantidade de dados também altera drasticamente a velocidade do arquivo, se pensarmos em uma empresa de vendas com 100.000 cadastrados de clientes, contendo foto e outros dados, o armazenamento e edição em um arquivo convencional de texto se tornará lento, também se torna difícil o relacionamento entre os dados, dependendo do programa esta ação se torna praticamente impossível, problema este inexistente em um SGBD.
Passo 2
1)
Modelagem de Dados representa um conjunto de requerimentos de informações de negócio, é uma parte importante do desenho de um sistema de informação.
Entre os principais objetivos da modelagem de dados temos a representação do ambiente observado, documentação e normalização, fornecimento de processos de validação e observação dos processos de relacionamentos entre objetos.
As etapas envolvidas na construção de um modelo podem ser divididas em 3 modelos: Conceitual, lógico e físico.
2) A modelagem de dados normalmente atende a três perspectivas: Modelagem Conceitual, Modelagem Lógica e Modelagem Física. A Modelagem Conceitual é usada como representação de alto nível e considera exclusivamente o ponto de vista do usuário criador