Organização virtual
Organização Virtual
(Teoria da Administração )
#Organização Virtual
Índice
Organização Virtual
1 Introdução
2 Conceito de Organização virtual
3 Características gerais de uma organização virtual
4 O Papel do Gestor no Contexto das Organizações Virtuais
5 O Tele trabalho na Sociedade da Informação
6 Bibliografia
Organização Virtual
Algo que se pode ver ou perceber, mas que não é palpável. “Não é constituído por matéria, mas existe.” ( Lévy Pierre, 1996 )
1 Introdução
O rápido desenvolvimento das tecnologias de informação (TI) e comunicação iniciado nos anos 1980 desencadeou uma série de mudanças nas organizações. A tecnologia passou a informatizar processos burocráticos, aumentando a eficiência organizacional. TI passou a atuar nas mais diversas funções organizacionais como contas a pagar e receber, escrituração contábil, força de vendas e estoques.
O avanço tecnológico continuou da década de 1990, quando tecnologias como a multimídia e a realidade virtual foram adotadas por organizações em funções como o desenvolvimento de novos produtos. Simultaneamente ocorreu a emergência do acesso comercial à rede Internet por indivíduos e organizações. É neste cenário em que surgem as organizações virtuais.
“Segundo o autor Lévy Pierre (1996), virtual é o que existe em potência e não em ato. O virtual possui a potencialidade para se atualizar sem passar à concretização efetiva ou formal.”
Vários tipos de organizações, denominadas “virtuais” passaram a ocupar destaque na imprensa e nos meios acadêmicos com a chamada “bolha pontocom”. Empresas surgiram para atuar na Internet, que apresentava boas perspectivas de se consolidar como o próximo grande mercado global. O surgimento das conexões em banda larga ampliou a atuação destas organizações. Com a possibilidade de transferir maiores quantidades de informação rapidamente, surgiram então os primeiros produtos