tiago
1 INTRODUÇÃO 3
2 objetivo 5
3 subsistema 7
4 CONCLUSÃO 20 REFERÊNCIAS 21
1 INTRODUÇÃO O setor de Recursos Humanos atualmente deixou de ser simplesmente um departamento de pessoal para se tornar um membro importante e fundamental de transformações dentro de uma organização. Há tempos atrás, o departamento de recursos humanos atuava de forma mecânica onde a visão do empregado era exclusiva à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, a monopolização do controle. Hoje o cenário é diferente onde os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores, pois trabalham em conjunto e com a mesma linha de pensamento.
Tivemos uma nítida e evidente modernização não somente tecnologia, mas também psicológica, trazendo junto a evolução do setor e dos colaboradores. Essa evolução foi dividida em três eras, clássica, neoclássica e era da informação.
A era Clássica, o chamado hoje setor de recursos humanos era denominado de DP – Departamento de Pessoal que se limitava a procedimentos rígidos de controle, com muita ênfase na especialização das tarefas e características burocráticas, tinham como suas principais funções o registro de admissão dos empregados, atualização de carteira de trabalho, verificar as horas trabalhadas e outras exigências legais.
A Era Neoclássica, veio com a expansão da industrialização e do mercado de candidatos, o aumento do tamanho das fabricas e do comercio, com um modelo menos mecânico e necessidade de adaptação, junto com a participação da psicologia e sociologia, a denominação adotada passa a ser de Recursos Humanos e o enfoque cai sobre as relações sociais que ocorrem dentro das organizações. Adotou-se um sistema contingencial e menos burocratizado.
Hoje considerada a era da Informação, as pessoas deixam de serdes vistas apenas como recursos e passam a serem