Empresa Virtual
SIstemas de Informação e Software
Organização e Gestão de Empresas
Empresa Virtual
Indice
Empresa Virtual
Resumo
Ao mesmo tempo que o conceito de organização virtual está crescendo, está visível que algumas empresas estão caminhando para serem virtuais. Não é uma tarefa fácil porque a transformação é complexa, requer um longo tempo e deve ter a participação de todos os colaboradores da empresa.
As empresas precisam planejar meios para tornar-se uma organização virtual e manterem-se competitivas, visando obter lucros.
O objetivo nesta pesquisa é detalhar questões acerca dos conceitos de organização virtual. Buscando analisar as características das organizações virtuais e o seu ciclo de vida.
1) Introdução
Uma empresa real (física) tem vários problemas no seu desenvolvimento, como qualquer outra empresa, o fato de estar atrelada às suas instalações físicas não lhe permite atender todos os seu clientes ao mesmo tempo, e ainda, não consegue abranger toda a quota de mercado que estaria destinado a esta empresa. A virtualização permite às presas maior eficácia e proximidade do clientes, além de baixo custo com instalações e colaboradores se comparado com uma empresa tradicional, física.
As grandes empresas estão se fragmentando em várias empresas menores ou Unidades Estratégicas de Negócios, mais ágeis, autônomas e descentralizadas; a alta tecnologia e as fronteiras digitais alteram o conceito de empresa e de trabalho.
Para Rasmessen (1990, p. 77), o trabalho do futuro estará muito mais orientado à atividade de planeamento, análise e criatividade; os custos das empresas do próximo milênio poderão ser reduzidos entre 40% e 80% pela presença cada vez menor de intermediários (Silva, 2000).
Neste cenário, despontam uma série de atividades que permeiam a organização e que recebem o adjetivo de virtuais. A palavra virtual está sendo utilizada pelos estudiosos e pela mídia, para caracterizar trabalhos