Organização Virtual
Diego Vinicius Massarotte – RA: 47649
Artigo: A importância da Tecnologia da Informação na indústria de construção naval: um estudo de caso.
O objetivo deste artigo é apresentar as melhorias proporcionadas com a implantação da TI na Alpha, um estaleiro de médio porte, onde através dela todas as áreas da organização foram atingidas, apontando problemas nos setores da empresa e mudando profundamente seu âmbito cultural e organizacional.
As principais referências que o autor apresenta é que o uso da TI abre um leque de possibilidades em inovação (TURBAN et al., 2004), e todos os setores da economia demandam por algum tipo de aplicação da mesma. O autor ainda cita que a TI, segundo Porter, enfatiza uma estratégia distintiva em três pilares: desenvolvimento, inovação e economia de escala. Por fim, o autor cita o Grid Estratégico de McFarlan (1984), que demonstra as diferentes funções da TI dentro de uma organização.
A metodologia adotada é de estudo de caso, onde foram entrevistados gerentes de produção, qualidade e projetos da empresa. As entrevistas foram realizadas em duas etapas em setores diferentes, com o objetivo de identificar o papel da TI na empresa segundo o Grid Estratégico de McFarlan.
Com relação ao resultado da pesquisa, o autor apresenta a mesma em três etapas: a empresa antes do uso efetivo da TI, resultados obtidos em relação ao uso das aplicações e mudança de equipe e por fim a analise dos resultados.
Antes do uso efetivo da TI, a Alpha apresentava problemas e falhas nos setores de produção e projetos. Não havia centralização do controle da produção e as informações sobre a mesma não circulavam. Dessa forma, qualquer falha no processo de produção compromete a linha de montagem e atrasa o prazo de entrega.
Além do setor de produção, o setor administrativo também apresentava falhas e má gestão por falta de informação. Os dados de clientes e compra de equipamentos eram armazenados em papel, o que