Organização Sistemas e Metodos
QUESTIONÁRIO
A “Teoria do Processo Decisório” comente sobre:
1.1- os “Tipos de Decisões: Rotineiras e Não rotineiras.
O equilíbrio da sua utilização nas organizações é fruto de uma informação completa, precisa, econômica e pontual. Somente atentando para estes princípios é que teremos um Processo Decisório adequado e dinâmico, como recomendado às modernas organizações. Numa organização, gestores precisam tomar decisões rotineiras e não rotineiras. Cada uma destas requer formas diferentes de informação. Para atender esta demanda, sistemas de informação diferentes foram desenvolvidos para auxiliar a administração em sua tomada de decisão.
Para decisões rotineiras que se repetem dentro da organização, um bom sistema de relatórios gerenciais deve ser desenvolvido. Para decisões não rotineiras, um Sistema de Apoio às Decisões (SAD) convém ser implantado e utilizado.
Neste ambiente de informação e gestão é importante trabalhar com a Transação*. As transações normais incluem, por exemplo, o pedido regular de matéria-prima, a cobrança de clientes e os depósitos bancários. Os dados sobre estas transações não estão diretamente envolvidos no processo de tomada de decisão, mas são necessários para a administração. Para isto, precisam ser compilados e classificados, às vezes requerendo novos cálculos, e precisam ser resumidos de alguma forma para serem de utilidade máxima à administração. Sobre as transações podemos afirmar: é preciso haver um grande volume de transações para justificar a criação de um Banco de Dados; as transações precisam ser repetitivas – isto é, classificar as operações todas as vezes que forem repetitivas, para criar padrões de informações; e a maneira pela qual a informação é reunida, processada e apresentada deve ser bem entendida e divulgada aos tomadores de decisão.
O sistema de processamento de dados é caracterizado pela extrema rotina. Na medida em que as etapas de reunir e processar dados são bem conhecidas, freqüentemente são