Aplicação do Modelo das 5 forças
Poder de negociação dos compradores: refere-se à capacidade dos compradores de pressionar as margens da indústria. Seus principais determinantes são: concentração dos compradores, representatividade nas vendas da empresa, baixos custos de mudança, ameaça de integração para trás e nível de informação.
Poder de negociação dos fornecedores: refere-se à capacidade dos fornecedores de pressionar as margens da indústria. Seus principais determinantes são: concentração dos fornecedores, importância do insumo para a indústria, custos de mudança e ameaça de integração para frente.
Ameaça de produtos ou serviços substitutos: refere-se à ameaça de produtos ou serviços substitutos presentes em outras indústrias (PORTER, 1985).
Uma sexta força muitas vezes adicionada ao modelo das cinco forças de Porter é o “governo”.
Cinco Forças de Porter - Aplicação
A metodologia Cinco Forças de Porter é uma ferramenta de planejamento estratégico bastante útil para o jogo de empresas no nível corporativo no tocante às decisões de investimento em novas unidades estratégicas de negócio. Entretanto, apenas uma força pode ser considerada dinâmica (a rivalidade entre concorrentes), ou seja, sofre modificações dentro do contexto do jogo, e as demais são constantes e, por isso, menos importantes para a decisão de entrada em novos mercados.
Rivalidade entre os concorrentes: o número de competidores dentro de um determinado mercado, seu tamanho e crescimento e sua atratividade para investimento são os principais determinantes. No início do jogo, todos os competidores são cientes do número de empresas dentro de cada mercado; entretanto, no decorrer dos trimestres, os competidores só têm conhecimento do número de empresas dentro dos mercados em que estão atuando. Todavia, a decisão de entrada em novos mercados deve passar por uma reflexão acerca do possível número de competidores ali já presentes. Além