Organização, pessoas e mercado
A propaganda é o desenvolvimento e a execução de qualquer mensagem de lembrança, informação ou persuasão comunicada a um mercado ou público-alvo, geralmente de forma não pessoal, ou seja, de maneira massificada. Sua principal característica é criar a imagem, ajudando no posicionamento do produto, Portanto, seus efeitos serão sempre de médio e longo prazo. O publicitário David Ogilvy define bem o papel da propaganda no processo de comunicação ao dizer que toda propaganda é parte de um investimento de longo prazo na personalidade da marca.
A maioria das pessoas pensa em televisão, rádio e revistas como meios tradicionais de propaganda; contudo outros meios estão disponíveis para um anunciante, como jornais, outdoors, folhetos e outros veículos diretos. O benefício chave da propaganda é a capacidade de comunicar uma mensagem para um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
A propaganda é paga e repetitiva, e o patrocinador da mensagem é identificado, o que significa que se trata de uma mensagem de conteúdo controlado. Isso sugere que uma propaganda sempre trará informações favoráveis sobre o produto ou serviço.
A publicidade utiliza a mídia de massa da mesma maneira que a propaganda. O que diferencia é o fato de não ser paga. Quando a empresa paga a veiculação, como no caso da propaganda tradicional, ela tem total controle sobre a forma e o conteúdo do anúncio. Já no caso da publicidade que utiliza espaço não pago, o conteúdo da mensagem é determinado pelo meio de comunicação utilizado (TV, jornal, rádio, etc). A publicidade obtida é considerada “gratuita” mas precisa ser direcionada. Publicidade visa gerar notícias – preferencialmente favoráveis – na mídia.
Pode-se considerar que a publicidade e a propaganda são formas de comunicação