Organização no Trabalho
A organização empreendedora é como o trabalho deve ser dividido em operações rotineiras, na descrição do procedimento das tarefas das operações, na definição do perfil dos profissionais especializados para executá-las na estrutura de coordenação e supervisão para que eles sejam eficientes. A organização é, por sua vez como o negocio deve ser dirigido, coordenado e controlado, e consiste basicamente nas atividades de recrutar, treinar, motivar, coordenar, supervisionar, controlar e recompensar os profissionais especializado, e constantemente, ajustar e melhorar a própria organização.
As organização, fruto da revolução industrial, estavam crescendo em tamanho e complexidade, e, a partir de meados do século XIX, havia a necessidade urgente de tornar a organização, como um todo, mais eficiente. Entre esses precursores da administração moderna, destacou-se o engenheiro nascido em Istambul e formado na França, Henri Fayol (1841- 1925).
Fayol afirmou que a administração era caracterizada pela execução de cinco funções específicas:
1. Planejar
Importância na organização profissional, pois o profissional tem necessidades de conhecer e compreender a realidade para que consiga realizar atividades de hoje que no futuro vão se tornar mais eficaz.
2. Organizar
Estruturar o trabalho e como a autoridade e a responsabilidade são delegadas.
3. Dirigir
Administrar as operações da empresa por meio da comunicação, comportamento e uso de recompensa e de punições.
4. Coordenar
Criar a relação entre todas as tarefas individuais da organização para realizar o plano comum.
5. Controlar
Avaliar o desempenho dos profissionais da organização com relação aos planos e fazer as correções necessárias. Fayol fez a distinção ente a supervisão do trabalho e o gerenciamento da organização com essas funções. Para ajudar os gerentes, desenvolveu quatorze princípios para guiar os administradores. Esses princípios eram:
1.