coque
Fernando Rodrigues de Barros
Kelly Cristina Gonçalves dos Santos
Leidiane de Oliveira Ferreira
Mateus Rodrigues Afonso
Coque verde de Petróleo
Belo Horizonte
2013
Conteúdo
Conteúdo 3 1 - Sobre o Coque 3
1.2 - CARACTERIZAÇÃO 5 1.2.1 – Definição 5
2- Extração 5
3 - Craqueamento do coque verde de Petróleo 7
- 10
4 - MANUSEIO E ARMAZENAMENTO 10
5 - Comercio, preço e demanda do Coque Verde a nível mundial. 11
5.1 - Coque verde de petróleo abastecerá indústria cimenteira em Capanema 12
6 - EPI PARA MANUSEIO DO COQUE 14
7 - Referências 16
O coque verde de petróleo, um dos produtos gerados no processo de coqueamento do petróleo, era até 1934 considerado apenas um resíduo e descartado no meio ambiente. Desde então, por ser uma rica fonte de carbono e de fator energético e por conter baixo teor de cinzas, tornou-se um produto essencial para diversas indústrias.
O coque resulta do processo de craqueamento de resíduos pesados (coqueamento), essencialmente constituído de carbono (90% a 95%), e se apresenta em estado sólido, negro e brilhante.
O processo de refino de Petróleo passa por duas etapas: destilação atmosférica e destilação a vácuo nesta última etapa obtêm o óleo combustível e a partir dela o Coque Verde de Petróleo, conforme fluxo ao lado.
A Unimetal é uma empresa especializada em beneficiar produtos carbonosos, especificamente o coque de petróleo verde, coque de petóleo calcinado, grafite sintético, o carvão mineral, o antracito, e outras fontes carbonosas.
O QUE É CARBONO?
Definição: elemento químico não metálico de símbolo “C” número atômico 6 e peso atômico 12,11.
A ORIGEM DO CARBONO Origem do nome: Do latim "carbo" que significa carvão. O carbono compõe a atmosfera com oxigênio e outros gases. A clorofila (estrutura química presente nos vegetais) realiza a fotossíntese