Plano estratégico ubatuba
INTRODUÇÃO
Os destinos turísticos são competitivos quando têm uma alta ATRATIVIDADE (oferecem um alto valor percebido), desenvolvem um MARKETING efetivo, empregam com alta PRODUTIVIDADE seus recursos turísticos, financeiros e humanos e dispõem de uma eficaz GESTÃO de todo o sistema turístico do destino.
A ATRATIVIDADE determinará o nível de preços que o mercado estará disposto a pagar para desfrutar do destino, e os esforços e as incomodidades que os turistas estarão dispostos a suportar para visitá-lo.
A PRODUTIVIDADE no emprego dos recursos e atrativos turísticos determinarão o "valor patrimonial" em longo prazo do destino. De outro lado, a produtividade no uso do capital e os recursos humanos determinarão, respectivamente, a rentabilidade das inversões (públicas e privadas) e o nível salarial. O MARKETING determinará a capacidade do destino para adaptar-se à demanda, para vender com eficácia, para fidelizar clientes e para identificar permanentemente novas fontes de vantagens competitivas. A GESTÃO eficaz do sistema determinará o "potencial de crescimento" do destino, sua capacidade de atrair investimentos, a geração de sentimento de bem estar entre a população local e, em definitivo, a sustentabilidade em longo prazo do sistema.
Tabela 52 - A Situação Atual de Ubatuba
Âmbito Situação Indicadores Atratividade Muito baixa em geral
Média em alguns pólos Médio volume de turistas com alta sazonalidade Produtividade
Consumidor médio de baixo nível de exigência Empresas familiares Baixa arrecadação de impostos
Pequena geração de empregos
Renda concentrada Marketing
Ações desarticuladas e descontinuadas Poucos mercados trabalhados Baixa ou nenhuma presença de Ubatuba na mídia Poucas ou nenhuma operadoras vendendo Ubatuba Poucos destinos vendidos
Gestão Pouca ou nenhuma articulação entre os municípios vizinhos Pouca ou nenhuma