organização festa
O PLANEJAMENTO DE UMA FESTA DE MÚSICA ELETRÔNICA
ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES II
O PLANEJAMENTO DE UMA FESTA DE MÚSICA ELETRÔNICA
Trabalho apresentado à disciplina Administração de Operações II do departamento de administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Docente: Prof. Dr. André Lucirton Costa
Ribeirão Preto – Junho de 2009
1 – Introdução
Neste trabalho abordamos a organização de uma festa de música eletrônica, utilizando os métodos de planejamento aprendidos em aula (mais especificamente, o método de redes PERT e o método CPM – Critical Path Method). O Projeto tange desde a idealização até a realização do evento, incluindo nuances como definições sobre o evento, divulgação, contratação de pessoal e preparação do local. O número total de eventos e sub-eventos para o projeto descrito é 20,sendo um número razoável porém que que pode variar conforme diferentes propostas de festa (menores, maiores, diferentes tipos de divulgação, etc.) Os preços descritos foram estimados com base em valores de uma cidade do porte de Ribeirão Preto (próximo a 600 mil habitante), em um evento para cerca de 300 pessoas. Em cidades maiores ou menores, os custos podem variar, bem como variam também em função do número de convidados (variação esta não-linear).
2 – O Evento
O Evento se inicia com a idealização da proposta da festa, feita pelos planejadores da mesma. A proposta pode ser definida como o que se deseja ao realizar a festa, e alguns exemplos podem ser os listados abaixo:
Festa Underground – Geralmente com pouca divulgação, ocorrida em lugares menos “badalados”.
Festa Mainstream – Em locais mais famosos, como casas noturnas bem divulgadas, e com públicos maiores e preços mais elevados.
Existem também outras propostas de festas (festivais de longa duração,