festa organização
Divagações
jul 292010
Minha filha fez aniversário dia 27 e comemoramos do jeito que ela planejou, numa festa inteiramente japonesa, da decoração às comidas e bebida.
Cada prato e tempero tinha uma plaquinha com o nome e dados sobre ele.
Como não podia deixar de ser, as cores eram alusivas à bandeira do Japão.
A árvore feita com galho natural e flores de papel, representa a sakura, flor da cerejeira. As velas foram colocadas em copinhos de saquê.
O menu foi colocado numa placa de acrílico. Todos os detalhes foram executados pela filha, seja a decoração geral, os origamis, além dos sushis e da sakerinha.
Os japoneses usam basicamente quatro ingredientes para fazer quase todos os seus doces: farinha de arroz, de trigo, açúcar e feijão azuki. Esse doce é o manju.
O doce dorayaki preparei com a ajuda de uma cunhada e a receita já publiquei aqui. Pode ser recheado com creme ou doce de feijão.
Nas luminárias sobre taças, cuja ideia vi no blog da Kátia, dessa vez a filha usou kanjis, onde se lê amor, paz e felicidade.
Aguardem o próximo post da festa, onde trarei algumas das receitas dos pratos servidos.
Cerejeira
Essa sakura fotografei na florada do início de julho. Pena que o aniversário da filha seja depois da florada, já que a praça em frente de casa exibe mais de 40 cerejeiras, como já mostrei aqui.
A sakura é a flor-símbolo do Japão.
A festa japonesa II e o gengis khan
Carnes
ago 042010
Dando continuidade à festa de aniversário da filha, seguem mais algumas fotos e a receita do gengis khan.
O mochi é um bolinho gelatinoso, feito de arroz moído em pasta e modelado. Embora seja consumido durante todo o ano, é comido mais no Shogatsu (Ano Novo) e em ocasiões especiais, como nascimentos e casamentos.
O brigadeiro foi a única exceção entre os pratos típicos. Ainda assim, ganhou uma roupinha japonesa, em confeito vermelho e branco.
O gengis khan é o churrasco oriental,