Anatomia
Roteiro 1
1. Conceituar anatomia em sentido amplo.
Anatomia é a análise da estrutura biológica, sua correlação com a função e com as modulações de estrutura em resposta a fatores temporais, genéticos e ambientais. Tem como metas principais a compreensão dos princípios arquitetônicos da construção dos organismos vivos, a descoberta da base estrutural do funcionamento das várias partes e a compreensão dos mecanismos formativos envolvidos no desenvolvimento destas. A amplitude da anatomia compreende, em termos temporais, desde o estudo das mudanças a longo prazo da estrutura, no curso de evolução, passando pelas das mudanças de duração intermediária em desenvolvimento, crescimento e envelhecimento; até as mudanças de curto prazo, associadas com fases diferentes de atividade funcional normal. Em termos do tamanho da estrutura estudada vai desde todo um sistema biológico, passando por organismos inteiros e/ou seus órgãos até as organelas celulares e macromoléculas.
2. Citar e definir os sistemas e aparelhos do organismo.
• Tegumento comum (dermatologia): consiste na pele e seus anexos – pêlos, unhas e glândulas sudoríparas, por exemplo – e no tecido subcutâneo situado logo abaixo dela. A pele, um órgão sensorial extenso, forma o revestimento protetor externo do corpo e seu receptáculo.
• Sistema esquelético (osteologia): é formado por ossos e cartilagem; é responsável por nosso formato básico e pela sustentação do corpo e é sobre ele que o sistema muscular atua para produzir movimento. Também protege os órgãos vitais como coração, pulmões e órgãos pélvicos.
• Sistema articular (astrologia): é formado por articulações e seus ligamentos associados, unindo as partes ósseas do sistema esquelético e proporcionando os locais em que ocorrem os movimentos.
• Sistema muscular (miologia): é formado por músculos que atuam (contraem) para movimentar ou posicionar partes do corpo (por ex., os ossos que são unidos pelas articulações).
• Sistema nervoso