ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E ESTRUTURA DO ENSINO
Douglas Silva
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E ESTRUTURA DO ENSINO
Trabalho sobre estrutura e organização do ensino nas escolas, da Universidade Anhanguera Uniderp, sob a orientação do Professor Edgimar
Universidade Anhanguera Uniderp
Campo Grande – MS
Março / 2011
SUMÁRIO
IDENTIFICAÇÃO
Autora: Cleide Souza
RA: 2413425263
Autora: Douglas Silva
RA: 2401283413
Curso: Letras
1. INTRODUÇÃO
Há uma tendência a confundir os dois conceitos – ensino e educação – e como conseqüência a mal empregá-los. Entretanto, eles se referem a diferentes dimensões e enfoques de uma mesma realidade. Ensino e uma parte de um campo de conhecimento mais amplo chamado educação.
Ensino já foi definido em paginas anteriores: “organização do ambiente onde pessoas se interinfluênciam direta ou indiretamente com o objetivo de atingir, através de atividades variadas, resultados previamente determinados”.
Educação é, porém, um conceito mais complexo. Diz respeito ao desenvolvimento humano, em suas trajetórias de vida, desde o momento de seu nascimento até sua morte. Refere-se as múltiplas formas de organização social que possibilitam as transformações da pessoa a fim de que ela possa atingir graus mais elevados de realização pessoal e bem-estar social.
Além disto, educação designa tanto uma área de conhecimento, como uma área de desempenhos profissionais. Guarda muitas semelhanças com a medicina, por serem ambas, áreas que ao mesmo tempo, procuram aprofundar e expandir o conhecimento a melhorar, tornando mais eficiente e eficazes, as práticas que configuram o trabalho profissional.
A definição da Faculdade de Educação da Harvard, ao analisar a sua missão como escola e destacando que suas prioridades para a próxima década derivam das tendências e problemas sociais mais amplos, inclui a preocupação com as seguintes