Organização escoalr
1 INTRODUÇÃO
A escola pública nos últimos tempos têm tomado novos direcionamentos em relação a organização e também quanto a forma de administração, buscando dessa forma desenvolver uma gestão voltada ao trabalho coletivo onde a participação de todos os envolvidos é fundamental para sua concretização.
Neste novo contexto, a função do gestor escolar é muito importante em todos os momentos e situações, pois ele está a frente desse processo democrático, sendo sua responsabilidade conhecer todos os segmentos que constitui o espaço escolar, coordenar e orientar sua equipe de forma atender as exigências para o bom funcionamento da escola através de uma visão inovadora onde se prese primeiramente a qualidade do ensino.
Para a efetivação da Gestão Democrática é relevante a organização de uma metodologia a ser seguida, dessa forma, todo o trabalho será desenvolvido por meio da observação e participação coletiva de todos os envolvidos no processo educacional do contexto escolar.
A escola deve ser consciente quanto a possibilidades de melhorias. Buscar condições reais de participação, onde cada envolvido no processo sinta a responsabilidade diante as tomadas de decisões e consequentemente aperfeiçoar as ações previstas e valorizar os aspectos humanos, pedagógicos, tecnológicos, financeiros e administrativos é fundamental para a consolidação de uma Gestão Democrática.
Assim, para uma Gestão Escolar inovadora e consciente, é importante conhecer os segmentos e as normas que norteiam cada setor educacional. Compreender bem estes aspectos são essenciais na construção de um ensino de qualidade.
2 DESENVOLVIMENTO
A educação brasileira passou por um longo processo de transformação sofrendo influências nos aspectos religiosos, políticos, intelectuais e educacionais, diversos acontecimentos interferiram e estimularam de forma direta ou indiretamente os rumos da educação brasileira. A educação atual foi conquistando ao longo dos anos sua identidade,