material portugues
Cada um desses elementos é um morfema da língua portuguesa, e nenhum deles pode ser fragmentado, do ponto de vista morfológico: todos são unidades mínimas do ponto de vista da linguística estrutural. Cada um desses morfemas é usado para construir outras palavras.
Radical: --menina-- - verificamos que há possibilidade de decompô-la numa forma menor: " menin + a " . Vemos então que o morfema " menin " encerra a significação básica da palavra, enquanto o morfema " a " ( de menin-a ) cabe o papel de indicar a noção gramatical de gênero feminino.
Paroxítonas: Sílaba tônica: penúltima
Oxítonas: Sílaba tônica: última
Proparoxitonas: silaba tonica antepunultima.
Substantivo (definição)
Definição
O substantivo é qualquer palavra que nomeia qualquer coisa. E quando eu digo qualquer coisa, é qualquer coisa mesmo. Nomes de pessoas, de animais, de lugares, enfim... nome para tudo. O substantivo é a palavra que nomeia tudo o que existe.
Classificação: Eles podem ser de vários tipos, ou seja: possuem uma classificação. Eles podem ser classificados em comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos e derivados.
Vamos ver, agora, cada uma dessas classificações.
Classificação dos substantivos
Já definimos e dissemos o que é um substantivo (clique aqui para rever). Agora, como a gramática adora classificar as coisas, vamos ver a classificação deles. Vamos começar com a clássica diferença entre os substantivos concretos e abstratos.
CONCRETOS X ABSTRATOS
Essa, talvez, seja a maior dúvida entre os estudantes quanto à classificação dos substantivos. A titia no primário dizia: