Organização do espaço educativo
O valor de cada um profissional.
“A criança, no ambiente escolar, necessita de um espaço povoado de objetos que lhe proporcione a imaginação, criação, construção, interação, expressão de emoções, elaboração de conceitos e brincadeiras pedagógicas”.
Os alunos necessitam de espaços amplos e diferenciados para aprender e brincar. Por isso é importante que tanto na sala de aula como fora dela o educador organize tais espaços, nos quais os alunos sejam desafiados a realizar diferentes atividades.
Com base nesses fatos, venho através deste dia especial na escola criar espaços e tempos que trabalhem a importância do espaço nas respectivas disciplinas abordadas nesse semestre, pois a sala de aula deve ser um ambiente agradável onde os alunos possam ampliar sua vivência e fazer descobertas que resultem em aprendizagem.
Como futura pedagoga, estou preparando um dia especial para minha “salinha” onde em cada um dos cantinhos estarão sendo realizadas atividades relacionadas ao tema principal que tem referência a profissões. Com um tempo estimado de quarenta minutos para cada cantinho em que os alunos estarão previamente organizados em grupos de cinco para serem distribuídos nos cantinhos alternadamente.
A aula será organizada correspondendo a cada uma das disciplinas, sendo elas:
- Artes: Nesse cantinho estarão disponíveis os seguintes materiais: revistas, jornais, papel sulfite, tesoura e cola para que os alunos recortem gravuras que mostram profissionais que gostariam de imitar/de ser e profissionais que não gostariam de ser. Eles dividiram uma folha de papel sulfite ao meio e colarão gravuras no POSITIVO e no NEGATIVO, de acordo com o seu gosto. Ao término do trabalho farei uma exposição no mural da sala. Segundo Chateau (1987) “A infância serve para brincar e para imitar.”, sendo uma aprendizagem necessária à idade adulta.
Vygotsky(1998)diz que o brincar e o criar leva a