ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
2013.
ANA CRISTINA CARVALHO LIRA
INTRODUÇÃO
A produção textual a seguir tem como objetivo principal demonstrar a importância da utilização dos gêneros textuais no espaço educativo, assim como abordar seus conceitos, os tipos de gênero textual do narrar, frisando que os gêneros textuais contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia a dia, e apresentam características sócio comunicativas servindo de instrumentos enriquecedores da ação criativa. Far-se-á um breve enfoque sobre a linguagem corporal, conceitos e suas possibilidades de ser trabalhada no espaço educativo e contribuições ao processo de ensino aprendizagem.
Pois, sabemos que no ato de transmitir conhecimento a comunicação é fator primordial para esse processo, buscando a interação entre professor e o aluno, no cotidiano escolar. Vale ressaltar que essa comunicação pode ser expressa de várias formas e a linguagem corporal é uma delas, proporcionando a interação harmoniosa na prática escolar. Assim, todo e qualquer individuo deve saber que o corpo é um grande aliado na transmissão de conhecimento, pois, o mesmo é um recurso de grande relevância para a transmissão de novas informações. Portanto, são estas as contribuições que serão expostas no decorrer desta produção textual.
DESENVOLVIMENTO
Por onde passamos, seja no trajeto para casa, escola, parque de diversões e/ou no trajeto que fazemos de um lugar a outro, enfim, nos deparamos com uma diversidade de textos, no entanto, nem sempre temos a curiosidade de analisá-los, levando em consideração as características que os constituem. Ao ensinar uma diversidade de gêneros na escola aprendemos que, por mais simples que eles sejam (como uma receita culinária, por exemplo), todas as palavras e letras ganham uma significação.
Dessa forma, em meio a essa diversidade na linguagem, podemos identificar os gêneros