ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1GENEROS DA ORDEM DE NARRAR...................................................................5
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO Na perspectiva do Interacionismo sociodiscursivo proposto por Bronckart (2006), entende-se a linguagem como um instrumento semiótico pelo qual o homem existe e age, o que implica interpretar os fatos de linguagem como "traços das condutas humanas socialmente contextualizadas" (Bronckart, 2006: 78).
Ao elaborar um plano de aula é relevante ressaltar que esse processo educativo inicia-se com o propósito de oportunizar novos espaços com propostas diversificadas e situações condicionadas; incentivar, animar, encorajar, incitar e estimular os alunos amplia as possibilidades de exploração e pesquisa das crianças para que a construção do conhecimento e do desenvolvimento ocorra de maneira cada vez mais interessante para as crianças, a forma de organizar o espaço pode qualificar o brincar quando materiais desafiadores são colocados à disposição dos alunos, trazendo uma interligação para atuação do pedagogo sobre a relação do tempo e do espaço com a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.
Dentro deste contexto foi possível elaborar os conceitos do gênero textual, do agrupamento do narrar e sua especificidades dando ênfase na importância da linguagem corporal de modo que podemos descrever, notando as características de cada um.
2 DESENVOLVIMENTO
.
Para trabalhar com gêneros nas aulas, deve-se ter atenção às razões de sua escolha, às características e às funções do tipo selecionado. Isso é essencial para elaborar bons planos de aula – e para que esses resultem em relatos de experiência excelentes.
Para começar, vale a pena expor uma breve história do conceito de gênero. Como nos ensina o linguista Luiz