ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
Formado com base do modelo colonial, somente no final do século XIX o espaço brasileiro deixou de apresentar uma economia fragmentada, dividida em ilhas de exportação, para se constituir como um espaço integrado com as diversas regiões.
Características físicas:
Com o quinto território mais extenso, o Brasil tem área total de 8.547.403km². Todos os países sul-americanos, exceto o Chile e Equador, fazem fronteiras com o Brasil.
As dimensões continentais do território brasileiro podem ser observadas também através das distâncias que separam os pontos extremos:
4.394 Km de norte a sul, do Monte Caburai em Roraima até Arroio Chuí no Rio Grande do Sul;
4.319 Km de leste a oeste, a Ponta do Seixas na Paraíba até a Serra da Contamana no Acre;
7. 408 Km de litoral;
15. 719 Km de fronteira com os países vizinhos. A localização geográfica do território brasileiro apresenta-se a 5°16’19” de latitude norte a 33°45’09” latitude sul; e 34°45’54” de longitude oeste a 73°59’32” de longitude oeste.
O Brasil encontra-se totalmente no hemisfério oeste de Greenwich. Desse modo, podemos concluir que:
93% do território brasileiro se encontra ao sul da linha do Equador.
Apresenta um clima de temperaturas mais amenas no Sul do país, a parte da zona temperada do Brasil
Possui quatro fusos horários diferentes.
A maior parte das terras brasileiras está localizada entre os trópicos, fazendo com que o Brasil seja uma região tipicamente tropical, onde predominam climas quentes;
Contado pela linha do Equador e Trópico de Capricórnio e banhado pelo oceano Atlântico.
A construção do território brasileiro Os grandes descobrimentos dos séculos XV e XVI foram pouco a pouco transformando a imagem que os europeus tinham do mundo.
A ocupação do Brasil iniciou-se a partir de 1530, já que até então os portugueses, mais interessados nos lucros obtidos no comércio com as índias, limitaram-se a explorar o pau-brasil. A madeira