Organização de sistemas e métodos
CESA – CENTRO SE ESTUDOS SOCIAS APLICADOS
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DE MÉTODOS E SISTEMAS I
PROFESSOR: PLÁCIDO CASTELO
GRÁFICOS DE PROCESSAMENTO, FORMULÁRIOS, LAYOUT E ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO.
Fortaleza-CE
Julho/2010
INTRODUÇÃO
Conforme estudo dos objetivos da Organização de Métodos e Sistemas, percebemos o quanto a análise e controle de tais métodos são importantes para a manutenção da vida saudável de uma instituição, não levando em conta somente os setores e produtos operacionais da empresa, mas também seu contingente humano.
Técnicas como Organogramas, Fluxogramas, Estudo de Formulários e Layouts e Análise da distribuição do trabalho, são desenvolvidas com o intuito de ajudar os gestores a analisar de uma forma mais sistêmica os problemas e as soluções a serem buscadas e implementadas.
GRÁFICOS DE PROCESSAMENTO
Os gráficos de processamento representam a visualização dos procedimentos adotados em uma empresa de uma forma geral e esquemática, procurando mostrar como o trabalho planejado para funcionamento está sendo executado. Os gráficos avaliam tanto a relação dos departamentos/órgãos envolvidos nos processos, quanto com relação ao tempo decorrido para as operações.
Portanto, a representação gráfica constrói como objetivo principal a “compreensão da exata tramitação de certo fluxo de trabalho, de um formulário ou de uma rotina” (Cury, 2005, pág. 339)
Cury declara, ainda, que os gráficos de processamento podem ser utilizados quando: • necessitar de implantação e/ou revisão de um sistema, de forma a demonstrar suas rotinas, formulários e métodos de trabalho, sempre de forma clara e de fácil compreensão para os agentes envolvidos; • analisar um sistema já existente, porém não bem definido, a fim de se elaborar instruções visando definir e uniformizar seu entendimento pela organização; • planejar e análise de rotinas de trabalho, objetivando sua racionalização;