A descolonizaçao da asfrica e da asia

266 palavras 2 páginas
3. A CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
No Oriente Médio, o processo de descolonização deu origem a um dos mais dramáticos e prolongados conflitos da atualidade. A principal causa foi a criação do Estado de Israel em território palestino, em 1947.
Após a Primeira Guerra Mundial, com o colapso do Império Otomano, que controlava a região, o Oriente Médio ficou quase inteiramente sob o domínio da Inglaterra e da França. Aos poucos, porém, alguns países alcançaram a independência, como o Líbano, em 1941, a Síria e a Jordânia, em 1946, e o Kuwait, em 1961.
A região da Palestina, entretanto, constitui um caso à parte. Até o final da Primeira Guerra, os árabes formavam a maior parte da população, junto com uma minoria de judeus e cristãos.
Com o fim do conflito, em 1918, a Palestina passou a ser controlada pela Inglaterra, que aprovou a Declaração de Balfour, um compromisso do governo inglês em estabelecer na região um Estado judaico.
Desde o fim do século XIX, porém, judeus provenientes de várias partes do mundo se deslocavam para a Palestina, fugindo de perseguições. Essas pessoas eram estimuladas e financiadas pelo Movimento Sionista, formado em 1897, cujo principal objetivo consistia na criação de um Estado judeu na Palestina.
Apesar de restrições impostas pela Inglaterra, o fluxo migratório crescia velozmente. Em 1936, os judeus já constituíam 28% da população em território palestino, e muitos lavradores árabes eram expulsos de suas terras pelos novos colonos. O processo alimentava fortes hostilidades entre judeus e árabes, principalmente quando estes começaram a reagir à violência e à opressão a que eram

Relacionados