Comidas tipicas
O Norte é a maior região do Brasil, representando 42,27% do território brasileiro. Pela grande quantidade de rios que cortam a floresta amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo, suas comidas típicas são a base de peixes e algumas plantas como o jambu que é um tipo de agrião do Pará.
A culinária também tem grande predominância da tradição indígena misturadas com comidas que foram trazidas por imigrantes de outras localidades. Como no Acre que suas comidas típicas são a mistura de sabores da cozinha Nordestina, Paraense, Síria e Libanesa. Além do delicioso café da manhã recheado de sobremesas à base de frutos regionais, os licores amazônicos são irresistíveis.
Em Rondônia seu principal prato é o pirarucu a casaca, que a receita você encontra nessa postagem dividida em 4 partes.
Tocantins, um dos Estados mais novos do Brasil, criado pela Constituição de 1988, tem uma grande variedade de pratos típicos que agradam todos que passam pela região. Há uma forte influência das culturas indígena, paulista, portuguesa e mineira, com muitas receitas a base de peixe como peixe no leite, peixada, peixe na folha de bananeira e carne do sol.
No Estado do Amazonas que é lembrado por sua grande beleza por possuir muitas florestas, natureza, animais selvagens e muitos rios, tem suas comidas típicas influenciadas pela cultura indígena e que faz muito sucesso. Um prato tradicional e típico é o tacacá, mas também tem outros, como pato no tucupi, peixe moqueado, calderada de tambaqui e o matrinxã na brasa. Além das frutas nativas da região que são muito usadas em vitaminas como açaí, graviola, cupuaçu e pupunha.
Em Roraima também há muitos pratos típicos como paçoca com banana, caldeirada de peixe, galinha caipira, mugica de peixe, picadinho de carne de sol na nata do leite com legumes, torta de carne de sol, damurida, carne de sol regional, torta de peixe bodó feito geralmente de cascudo, diversos doces como, bolo de macaxeira, de cupuaçu,