Organização de moleculas
As micelas são geralmente globulares, contudo, estas estruturas podem ser elipsóides, cilíndricas e em camadas. O formato e o tamanho destas é função da geometria molecular dos surfactantes bem como das condições da solução, tais como: concentração, temperatura, pHe força iônica.
Estas "partículas" variam entre 0,1 e 0,001 micrómetros de diâmetro em soluções coloidais. As micelas se mantêm em constante e erratico movimento, chamado browniano, graças à repulsão entre ela por causa das cargas elétricas.
A formação das micelas, contudo, não ocorre em qualquer concentração. Apenas a partir de uma concentração mínima chamadaconcentração micelar crítica, ocorre a micelização. Esta associação das moléculas de surfactantes ocorre para que haja uma diminuição da área de contato entre as cadeias hidrocarbônicas do surfactante e a água ou outro composto polar.
Com a formação de micelas várias propriedades físicas da solução tais como viscosidade, condutividade elétrica, tensão superficial epressão osmótica são afetadas.
As micelas podem ser formadas de fosfolipídeos (lipídeos complexos), por exemplo, onde a parte polar ou hidrofílica fica rodeada de água, e a parte apolar ou hidrofóbica (caudas hidrocarbonadas), ficam sequestradas no interior.
É importante o conhecimento destas micelas pois é o que ocorre em nosso organismo quando absorvemos os lipídeos. Depois de ingeridos, eles são "quebrados" em moléculas menores e mais fáceis de serem absorvidos (isso ocorre no estômago e intestino). Depois que são aborvidos, eles caem na corrente sanguínea em forma de micelas para atuarem na síntese de hormônios, proteção da termorregulação, etc. As micelas não são solúveis em água, por isso, não se solubilizam no sangue favorecendo assim o seu