imunologia
Conforme o tamanho e a estrutura que estão diretamente relacionados, e, portanto ao número de ligações glicosídicas, os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Estrutura
A classificação de um carboidrato esta relacionada com sua estrutura, pois estes dependem do número de monossacarídeos que contem, e tal se relaciona com o número de átomos de carbono que possui. Portanto estrutura refere-se ao arranjo espacial dos átomos em uma molécula e as ligações químicas que mantém os átomos juntos.
A estrutura de um carboidrato é formada por compostos orgânicos constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio, que geralmente seguem a fórmula empírica [C(H2O)]n, sendo n ≥ 3.. A proporção entre os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio é de 1:2: 1. Contudo, alguns carboidratos não se ajustam a esta regra geral. Podem ser poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas, ou seja, carboidratos com um aldeído ou uma cetona em seu grupo funcional mais oxidado isto é, possui o grupo funciona, respectivamente, e várias hidroxilas, geralmente uma em cada átomo de carbono que não faz parte do aldeído ou grupo funcional cetona. Além de carbono, hidrogênio e oxigênio, alguns carboidratos apresentam nitrogênio, fósforo ou enxofre em sua composição.