Exame físico
VIAS URINÁRIAS
Alterações do volume e rítmo urinário
Oligúria e anúria
A Oligúria é caracterizada pela redução de volume da urina, ou seja, a urina é produzida menos de 500ml em 24h.As causas para esse tipo de alteração são: Perda de sangue
Desidratação (falta suficiente de líquidos)
Infecção intensa e até mesmo bloqueio total do trato urinário.
Quando essa produção de urina é menos de 100ml em 24h, caracteriza uma insuficiência renal, mas pode também se tornar a ser um infarte renal ou necrose cortical bilateral.
Poliúria
A Poliúria se caracteriza pela excessiva produção de urina, chegando à 2.500ml por dia. Por causa do volume de urina produzido, a pessoa com poliúria tende a ter um número de micção maior do que o normal.
Algumas causas responsáveis por essa alteração são:
Ingerir grandes volumes de líquidos (principalmente álcool ou cafeína)
Insuficiência renal
Diabetes (insípido e melito)
Medicamentos diuréticos e Polidipsia psicogênica.
Disúria
A Disúria se caracteriza pelo desconforto e dor ao urinar. A disúria ocorre na cistite, prostatite ou uretrite. Além de dor e desconforto, ela também pode ser associada à alterção na micção, gotejamento e hesitação, mas para seu reconhecimento direto, basta ter desconforto ou dor ao urinar. Suas causas podem ser obstrutivas ou inflamatórias com o acometimento do trato urinário inferior.
Urgência e polaciúria
Urgência é caracterizada pela vontade súbita de urinar, podendo até ocorrer esvaziamento involuntário da bexiga. Para caracterizar uma poliúria, o número de micções deve ser inferior à 2 horas, isso ocorre pois o aumento da urina ultrapassa a capacidade que a bexiga pode suportar. Suas causas são:
Infecção
Cálculo
Obstrução
Alterações neurológicas e podendo levar em conta também a ansiedade. Noctúria ou Nictúria
Ocorre quando o ciclo cicardiano da diurese está alterado, ocorrendo isso, o