niveis de organização
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO
BIOLÓGICA
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO
Átomo
Biosfera
Molécula
Organelas
Espécie
Organismo
Célula
Ecossistema
Tecido
Sistema
População
Comunidade
Órgão
(SILVA JÚNIOR; SASSON, 1998)
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO
Existem vários níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos e terminando na biosfera. Cada um desses níveis é motivo de estudo para os biólogos. Átomos e moléculas
Os átomos formam toda a matéria que existe. Eles se unem por meio de ligações químicas para formar as moléculas, desde moléculas simples como a água (H2O), até moléculas complexas como proteínas, que possuem de centenas a milhares de átomos. A matéria viva é formada principalmente pela união dos átomos (C) Carbono, (H) Hidrogênio, (O) Oxigênio e (N) Nitrogênio.
C-H-O-N
H = um átomo de Hidrogênio
O= um átomo de oxigênio
Logo:
H2O= uma molécula de água
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO
As organelas são estruturas presentes no interior das células, que desempenham funções específicas. São formadas a partir da união de várias moléculas. A célula é a unidade básica da vida, sendo imprescindível para a existência dela. Existem vários tipos de células, cada uma com sua função específica.
Exemplo de Organela: mitocôndria respiração celular
Exemplo de célula: muscular
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO
Os tecidos são formados pela união de células especializadas. Os tecidos estão presentes apenas em alguns organismos multicelulares como as plantas e animais. Um exemplo de tecido é o muscular tem a função de produzir os movimentos musculares, o tecido ósseo, formado pelas células ósseas tem a função de sustentar o organismo.
TECIDO
ÓSSEO
TECIDO MUSCULAR
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO
Os tecidos se organizam e se unem, formando os órgãos. Eles são formados de vários tipos de tecidos, por exemplo. O coração é formado por tecido muscular, sanguíneo e tecido nervoso. Os ossos são formados