Niveis de organizacao dos seres vivos
Introdução
Será abordado através deste Os Níveis de Organização dos Seres Vivos que representam uma bela oportunidade para que possamos entender a Natureza. Sendo assim vamos abordar do mais simples ao mais complexo objeto de estudo da Biologia, entre eles: átomo, molécula, orgânulo, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera.
Desenvolvimento
Os seres vivos podem ser divididos em níveis hierárquicos de organização. Estes níveis vão do microscópico ao planetário.
Tudo começa nos átomos, minúsculas porções da matéria. Tão minúsculas que até hoje nenhum cientista conseguiu ver um átomo nem com o mais potente dos microscópios. Uma simples e didaticamente boa representação do átomo é uma "esfera" na qual existe um núcleo denso com cargas positivas e neutras rodeado por cargas negativas. Dependendo do número de cargas positivas que existir em determinado átomo, ele será classificado como um determinado elemento químico.
Por exemplo, todo átomo com duas cargas positivas em seu núcleo representa o elemento químico hélio, com todas as suas propriedades, e assim por diante.
Átomos reunidos formam moléculas. Diferentes moléculas são formadas graças ao tipo de átomo presente na ligação e do tipo e número de ligações. Diferentes tipos de átomos se unem para formar, por exemplo, moléculas de hemoglobina presentes no sangue.
Várias moléculas reunidas formam orgânulos, como os ribossomos, mitocôndrias, sistema colegiense, retículo endoplasmático liso, retículo endoplasmático rugoso, lisossomos, centríolos etc.
As hemácias, principais células do nosso sangue e que dá a ele a característica cor vermelha e o conhecido "gosto de ferro" possuem vários desses orgânulos, mas não possuem núcleo e seus componentes.
Várias células formam tecidas. As hemácias, junto com outros tipos celulares como os leucócitos, formam o tecido sanguíneo. Vários tipos de tecidos reunidos formam