Organização de documentos evita processos trabalhistas
Cristiano Oliveira
27/07/2013 14:05
A bola de neve de processos trabalhistas, que aumenta em ritmo cada vez mais acelerado, tem forçado empresas brasileiras a se organizarem melhor e contratar empresas terceirizadas.
Tanto para os profissionais como para as empresas o arquivo de documentos é fundamental na hora de checar e solucionar questões trabalhistas. Para as companhias, esse processo burocrático é imprescindível, pois cresce cada vez mais o número de processos judiciais. São crescentes também os valores das indenizações e, além disso, há sempre novos direitos a serem reconhecidos, sem contar as inúmeras fiscalizações de órgãos públicos.
A bola de neve de processos trabalhistas, que aumenta em ritmo cada vez mais acelerado, tem forçado empresas brasileiras a se organizarem melhor e contratar empresas terceirizadas tanto para administrar os RH como também para arquivar e gerenciar documentos determinados por lei.
A legislação brasileira tem como irrefutável a prova documental, onde tanto para uma demanda judicial quanto para um questionamento de funcionário ou órgão de classe caberá à empresa mostrar que cumpriu de acordo com as normas, para que com isso não sofra sanções que trariam prejuízos ao caixa da empresa.
Com a gestão de um arquivo profissional terceirizado a questão legal da obrigatoriedade, para as defesas da empresa em ações trabalhistas, acidentárias, indenizatórias, para as licenças médicas dos funcionários, os recolhimentos para a aposentadoria e para as fiscalizações quanto ao risco ocupacional, soluciona a administração e arquivamento de enormes quantidades de documentos. Além disso, gera economia com espaço e a contratação de mão de obra para o serviço, caso fosse interno e ainda tem a garantia da preservação da integridade da papelada.
Há documentos que precisam ser arquivados eternamente, como é o caso do Livro de Inspeção do Trabalho. Já o FGTS/ Guia de Recolhimento, por até