Custo
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
CUSTEIO
MANAUS 2013
CUSTEIO
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Contabilidade e Custo como parte da avaliação referente ao semestre em questão.
Professor: BARTOLOMEU MIRANDA PERREIRA
MANAUS 2013
INTRODUÇÃO
O presente estudo foi idealizado com o objetivo de apresentar uma síntese dos conceitos dos métodos de custeio existentes , bem como mostrar como importante são cada um deles, pois todos possuem vantagens e desvantagens, cabendo ao contador de custos apenas fazer a análise e apresentar a informação adequada para cada tipo de decisão a ser tomada.
1 . HISTÓRICO SOBRE A CONTABILIDADE DE CUSTOS
Para se entender os métodos de custeio faz-se necessário um comentário sobre sua origem, ou seja, sua história para que se possa compreender a sua utilização e depois adapta-los para os tempos modernos.
Não há como falar em contabilidade de custos sem referir-se à gerencial, pois, esta se utiliza daquela para gerar informações. Logo, estão interligadas e seu surgimento é o mesmo, É unânime entre os autores que o ápice da contabilidade de custos e/ou gerencial se deu com a revolução industrial (séc. XVIII). O cenário da época imediatamente anterior a revolução consistia em transações comerciais entre o proprietário da empresa e o consumidor final, ou seja, geralmente quem fabricava também comercializava a empresa da época não possuía nível hierárquico, tampouco funcionários com salários. Os bens de consumo eram fabricados na maioria das vezes artesanalmente.
Com o advento da revolução industrial, as empresas que até então fabricavam quase por encomenda se viram diante da necessidade da fabricação em escala e, para tanto, passou-se a contratar funcionários