Organização de computadores
Os computadores que conhecemos hoje apareceram somente na década de 40, mas a ideia que baseia os fundamentos surgiram muito antes, a centenas de anos, ou quem sabe até mais.
Mais o que significa computador?
No dicionário encontramos a seguinte definição: “1 O que faz cômputos (pessoa ou máquina). 2 Calculista.C. analógico, Inform: computador que processa dados na forma analógica, ou seja, dados representados por um sinal que varia continuamente.” De uma forma mais simples, Computador seria o mecanismo ou maquina que ajuda na tarefa de fazer contas, pois computar significa fazer cálculos(contar), então ele surgiu para simplificar essa tarefa, poupando tempo e resolvendo a questão da precisão.
Em 1890, o americano Herman Hollerith criou a máquina tabuladora, a primeira a codificar dados em cartões perfurados. Seu sistema mecânico vigorou até 1946. Foi o precursor do computador.
O Mark I, concluído em 1944 é o primeiro computador eletromecânico capaz de efetuar cálculos mais complexos sem a interferência humana. Ele mede 15 m x 2,5 m.
Em 1946, surge o Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer), primeiro computador eletrônico e digital automático: pesa 30 toneladas, emprega cerca de 18 mil válvulas e realiza 4.500 cálculos por segundo.
Foi então que os transistores (criados em 1947 pela empresa Bell Laboratories) passaram a integrar os painéis das máquinas de computar, substituindo as válvulas e aumentando a velocidade. Os componentes eram criados a partir de materiais sólidos conhecidos como “Silício”. Exatamente, os materiais utilizados até hoje em placas e outros componentes.
Os transistores traziam uma serie de vantagens em relação às válvulas. Para começar: as dimensões desses componentes eram bastante reduzidas, tornando os computadores da segunda geração cem vezes menores do que os da primeira. Além disso, os novos computadores também surgiram mais econômicos,