Organização da sessão de formação
Tema
Djing
Público-alvo
Jovens e Adultos interessados na profissão de “DJ” (disco-jóquei)
Objectivos / Metas a atingir
- Conhecer o funcionamento base do material usado por um DJ
- Misturar Faixas
- Criar o seu próprio Music SET
Metodologias
Não há uma metodologia perfeita para esta formação. Os métodos mais apropriados serão o expositivo e o demonstrativo, mas nunca excluído o interrogativo e o ativo.
Devemos recorrer a uma metodologia expositiva, visto que haverá numa fase inicial necessidade de transmitir diversos conhecimentos teóricos que serão a base de toda a formação. Quanto à metodologia demonstrativa, iremos aplica-la para fundamentar os conhecimentos teóricos, e também porque nesta formação a prática e o contacto com o material são muitos importantes, pois permite ao formando uma maior e melhor aprendizagem. Os métodos, interrogativo e ativo, não devem ser excluídos, pois com o decorrer da formação poderá haver necessidade de os usar, pois poderá haver ajuda mútua dos formandos e necessidade do formador explorar os saberes do grupo em formação, podendo assim avaliá-lo.
Técnicas
As técnicas que melhor se aplicam nesta formação são o brainstorming e as dinâmicas de grupo.
O brainstorming é ideal para uma fase inicial da formação, pois vai permitir ao formador saber aquilo que os formandos conhecem sobre o tema base da formação.
As dinâmicas de grupo são ideais porque havendo trabalho em grupo, existe comunicação, reflexão, iteração e participação entre os formandos, o que permite uma maior e melhor aprendizagem.
Formas de atuação
Introdução
Após a apresentação do formador e dos formandos, serão apresentados os objectivos da formação, de seguida será feito um brainstorming sobre o Djing de forma a perceber o que os formandos já conhecem do tema e para finalizar a parte introdutória, será apresentado à turma a origem do Djing.
Desenvolvimento
Serão transmitidos aos formandos