Organização da Enfermagem
Em 1543 foi fundada a primeira Casa de Misericórdia na Vila de Santos. Em seguida surgiram as do Rio de Janeiro, Vitória Olinda e Ilhéus.
Em 1880 foi inaugurada a Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Curitiba, com a presença de D. Pedro II e Dona Tereza Cristina.
A respeito da saúde do povo brasileiro, Padre José de Anchieta merece destaque, pois ele não se limitou ao ensino de Ciências e Catequeses. Ele atendia aos necessitados exercendo atividades de médicos e enfermeiros
Outra pessoa de destaque é Frei Fabiano Cristo, que durante 40 anos exerceu atividades de enfermeiros no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro (Século XVIII).
Em 1738 foi fundada a Casa dos Expostos por Romão de Matos Duarte no Rio de Janeiro.
Em 1822 foi fundada a primeira sala de parto, devido à atuação de José Bonifácio Andrada e Silva que tomou as primeiras medidas de proteção à maternidade diante da legislação mundial.
Em 1832 foi criada a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. No ano seguinte (1833) foi formada pela escola de parteiras da Faculdade de Medicina a primeira parteira no Brasil, Madame Durocher.