Organização Comportamental
ISSN 1807-6467
O FEEDBACK ASSERTIVO COMO FATOR MOTIVACIONAL
RESUMO
As empresas necessitam um diferencial expressivo para obter sucesso no atual mercado altamente competitivo. Poderiam consegui-lo através de pessoas motivadas, o que depende, em parte, de um bom relacionamento interpessoal entre seus funcionários. A comunicação realizada de forma incorreta poderia resultar em desestímulos, revoltas, erros e até mesmo revanchismo entre equipes de trabalho e/ou lideranças, gerando um clima organizacional desconfortável. Este ensaio teórico buscará demonstrar que a prática do feedback associado ao comporta mento assertivo, quando inserida em ambiente empresarial, poderia resultar na motivação necessária para conseguir tal diferencial. Com esse fim foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica buscando associações entre o feedback e a assertividade no comportamento das pessoas. Com base nessa pesquisa poder-se-ia constatar que a prática do feedback assertivo resultaria nesse diferencial, caso seja praticado de forma corriqueira, reduzindo possíveis conflitos gerados pelas falhas de comunicações mal feitas ou erroneamente interpretadas.
Fabio Rosa
(G – CESPAR)
Luiz Alberto de Oliveira
(G - CESPAR)
Palavras chave: motivação; feedback; diferencial.
E-mail :
fabio.rosa@wnet.com.br luizalberto.bunge@yahoo.com.br Maringá Management: Revista de Ciências Empresariais, v. 9, n.2, - p. 29-38, jul./dez. 2012.
29
MARINGA MANAGEMENT
ARINGA MANAGEMENT
O FEEDBACK ASSERTIVO COMO FATOR MOTIVACIONAL
INTRODUÇÃO
Segundo Montana e Charnov (1998, p. 292),
“existem várias barreiras a uma comunicação eficaz” formadas por influências ambientais ou pessoais, devido a isso o ser humano em geral apresenta dificuldades de captação e interpretação correta das informações recebidas, particularmente em seu ambiente de trabalho, onde os níveis de estresse alteram-se abruptamente conforme a tensão do