Artigo Mestrado em Engenharia Elétrica
Resumo: Este trabalho propõe diretrizes para a elaboração de procedimentos sistemáticos que conduzem ao projeto de filtros harmônicos sintonizados, a partir de um programa de fluxo harmônico. Tais procedimentos são desenvolvidos por meio de técnicas otimizadas, levando-se em conta o desempenho de filtragem, a dessintonia dos filtros, bem como aspectos normativos referentes a suportabilidade dos componentes frente às grandezas elétricas do sistema.
Palavras-Chave: Filtros harmônicos sintonizados, fluxo harmônico, projeto de filtros, qualidade da energia elétrica.
I. Introdução
ESTE artigo apresenta uma seqüência de procedimentos que visam a determinação de filtros harmônicos sintonizados otimizados. A motivação para tal decorre do fato de que muitos filtros sintonizados têm sido projetados e instalados sem que haja uma preocupação quanto à otimização dos parâmetros dos mesmos. Caso os filtros sejam projetados de maneira otimizada, os bancos de capacitores e os correspondentes reatores terão as menores potências possíveis, consequentemente, tendo custos menores.
Os procedimentos a serem apresentados compreendem a execução de diversas etapas de cálculos, os quais culminarão com as análises do desempenho e da suportabilidade do filtro, além dos valores nominais dos componentes R, L e C.
De uma maneira geral, a presença de um ou mais filtros harmônicos em uma barra certamente promoverá:
Redução dos índices de distorção harmônica do sistema;
Geração de reativos para o sistema (visando melhoria do fator de potência).
Por outro lado, no que concerne à questão de dimensionamento de filtros, devido às eventuais mudanças que podem ocorrer na topologia das redes ao longo do tempo, um aspecto importante na fase de projeto é o conhecimento do comportamento das impedâncias harmônicas da barra onde se pretende instalar o filtro. Neste sentido, para sistemas elétricos industriais ou de distribuição, costuma-se obter as impedâncias harmônicas a partir do nível de