Organização atual da tabela periódica
1. ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA PROSPOTA POR DMITRI MENDELEIV
A tabela periódica foi criada a partir da necessidade de organização dos elementos, onde esses foram organizados a partir de características comuns entre eles.
A organização da tabela periódica inicialmente foi feita por Dmitri Mendeleiv, que a organizou a partir de semelhanças entre os elementos, relações verticais, horizontais, diagonais e por ordem crescente de massa atômica, porém essa organização apresentava alguns problemas, pois alguns elementos pareciam estar fora do lugar. Como por exemplo, o argônio (Ar) que quando era isolado não apresentava massa correta que justificasse sua posição, sua massa atômica era de 40, sendo a mesma massa do cálcio (Ca), mas ambos apresentavam diferenças: o argônio é um gás inerte(ou seja, é um gás que não participa de reações) e o cálcio é um metal bastante reativo (ou seja, participa das reações). Anomalias como essas levaram os cientistas a questionarem-se quanto ao uso das massas atômicas relativas como base definitiva de um padrão de organização dos elementos.
1.1 ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA A PARTIR DO CONCEITO CRIADO POR DMITRI MENDELEIV, APRIMORADO POR HENRY MOSELEY
No inicio do século XX, Henry Moseley analisou a tabela e o elementos de organização feita por Dmitri Mendeleiv e descobriu que todos os átomos de um mesmo elemento químico apresentavam a mesma carga nuclear e, portanto, tinham o mesmo numero de prótons (número atômico do elemento). Assim chegou-se a conclusão de que os elementos ficariam de forma regular se organizados a partir da classificação em ordem crescente de seu número atômico, ao invés da massa atômica.
A organização da tabela periódica atual foi feita por Henry Moseley, é organizada como citado acima a partir da ordem crescente do número atômico. Mas, também é dividida/classificada em dois critérios: os grupos e os períodos.
1.2 GRUPOS OU FAMÍLIAS
Grupos ou família é o nome dado