TABELA
PERIÓDICA
Nome: Lorran Fernandes
Turma: 103
Química Inorgânica
SUMÁRIO
1. História da Tabela Periódica ........................ pág. 5
2. Propriedades e Organização atual da Tabela Periódica ......................................................... pág. 11
3. Classificação dos elementos Químicos ...... pág. 13
4. Bibliografia ..................................................... pág. 15
INTRODUÇÃO
A tabela periódica dos elementos químicos é uma ótima fonte de informação quando se deseja saber características sobre os elementos, como: verificar quais são metais, quais os mais densos, os mais pesados ou reativos.
Entretanto, a tabela periódica nem sempre foi assim, organizada e completa. Dispor os elementos obedecendo as suas semelhanças já foi motivo de muita discussão e estudo, e, embora a tabela atual seja mais eficiente, sua formação é derivada de tantas outras mais primitivas, como veremos no conteúdo à seguir.
TABELA PERIÓDICA
A tabela periódica surgiu em razão da necessidade de agrupar os elementos que tinham propriedades químicas e físicas semelhantes, e separar os que não tinham nada em comum.
A Tabela Periódica atualmente adotada no mundo inteiro segue padrões estabelecidos pela IUPAC (sigla em inglês da União Internacional de Química Pura e Aplicada), mas a elaboração essencial dela envolveu o trabalho de várias pessoas ao longo de muitos anos. Embora o químico russo Dmitri Mendeleev seja frequentemente citado como o inventor da Tabela Periódica, outros cientistas antes dele já vinham tentando elaborar um sistema de classificação dos elementos químicos.
A primeira descoberta científica de um elemento só aconteceu em 1669, quando o alquimista Henning Brand descobriu o fósforo. Nos próximos 200 anos após essa descoberta, dezenas de outros elementos foram encontrados na natureza. Com isso surgiu a necessidade de organizá-los, e então os cientistas iniciaram a busca por propriedades que servissem como critério de