Organizaçao e normas
Organização: procura proporcionar meios para que o trabalho seja realizado com um mínimo de dispêndio e risco, de forma a otimizar os resultados. É a estrutura em que duas ou mais pessoas trabalham juntas para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos.
Normas: são as bases ou medidas estabelecidas para a realização ou avaliação de alguma coisa, por exemplo, normas de serviço.
Conceito: ORGANIZAÇÃO E NORMAS é uma disciplina que proporciona uma visão científica da organização do trabalho. O objetivo é desenvolver habilidades, através de métodos e técnicas direcionados para a obtenção de soluções para os problemas diários no trabalho. É a ciência do rendimento.
PRECURSORES (PIONEIROS) DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO, DAS EMPRESAS E DA
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
As primeiras empresas tinham estruturas simples e eram organizadas de forma rudimentar. Não havia, por parte dos empresários e dos profissionais, interesse em desenvolver novos métodos e processos de organização. Somente a partir de 1900, começaram a surgir os primeiros estudos nesse sentido. Entre os precursores da administração científica das empresas, em suas diversas áreas, mencionaremos apenas aqueles que mais contribuíram para o seu desenvolvimento. Numerosos indivíduos interessaram-se pela Organização do Trabalho, mas como ciência só apareceu realmente com Taylor, que sistematizou a organização das oficinas. Na evolução da Organização do Trabalho, distinguem-se três nomes: Taylor, Fayol e Ford.
Frederick Winslow TAYLOR (1856-1915) engenheiro norte-americano, desenvolveu novos processos de fabricação de aço e outros produtos e aperfeiçoou sistemas de acompanhamento da produção, tais como: sistema diferencial de salários (ou vadiagem sistemática), a cronometragem, a seleção do operário (mão-de-obra), o tempo de tarefa normal (ou tempo-padrão) e a preparação do