Macro economia
Conceito:
Para entender o que é Ética, devemos citar alguns conceitos clássicos da Filosofia, bem como lembrar a origem do termo .
Usadas alternamente com o mesmo significado, as palavras ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina mores,ambas significado hábitos e costumes.
A moral, como sinônimo de ética, pode ser conceituada como o conjunto das normas que, em determinado meio, obtém a aprovação para o comportamento dos homens .
A ética, como expressão única do pensamento correto, conduz à ideia da universalidade moral, ou ainda, à forma ideal do comportamento humano, expressa em princípios válidos para todo pensamento normal e sadio.
O termo ética assume diferentes significados, diferentes significados, conforme o contexto em que os agentes estão envolvidos. Segundo NASH (1993, p. 6.) “ética nos negócios é o estudo da forma pela qual normas morais pessoais se aplicam ás atividades e aos objetivos da empresa comercial . Não se trata de um padrão moral separado, mas do estudo de como o contexto dos negócios cria seus problemas próprios e exclusivos à pessoa moral que atua como um gerente desse sistema.”
Outro conceito difundido de ética nos negócios diz que “ é ético tudo o que está em conformidade com os princípios de conduta humana; de acordo como uso comum, os seguintes termos são mais ou menos sinônimos de ético: moral, bom, certo, justo, honesto”(BAUMHART, 1971,p.35)
As ações dos homens são, habitualmente, mas não sempre, um reflexo de suas crença: suas ações podem diferir de usas crenças, e, ambas, diferirem do que eles devem fazer ou crer.
A ética estuda somente os julgamentos que dizem respeito ao que é moralmente certo ou errado, bom ou mau. Certo, errado, bom e mau são termos aplicados segundo padrões ou critérios explícitos ou implícitos. O padrão pode ser legal, gramatical, ou estético.
Exemplificando, o padrão pode ser legal quando se julga como moralmente errado o ato de dirigir do lado