Importância do cimento
Introdução
“Juan das Cuevas Toraya é historiador da Indústria de materiais da Construção. Em seu livro, ele comenta que vivemos a Era do Cimento, visto a expansão de seu uso em grandes obras e, quem sabe, no futuro, a história descreverá esse tempo assim como hoje se descreve a Idade da pedra, como a Idade do Cimento. O cimento é um insumo básico da indústria de construção, utilizado em grandes quantidades na produção de habitações, infraestrutura, estradas, pontes, saneamento e hidrelétricas (TORAYA, 1999).” (ESTUDO DE
MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS PARA A DEMANDA DE PRODUÇÃO DE CIMENTO
- Nagila
Raquel Martins Gomes; Célia Mendes Carvalho Lopes - Engenharia de Produção, Escola de Engenharia, Universidade Presbiteriana Mackenzie)
“O cimento é o segundo produto mais consumido no mundo, perdendo apenas para a água. E no momento em que o Brasil inicia um novo ciclo de desenvolvimento, tendo a indústria da construção como uma das principais molas propulsoras, o insumo passa a ter uma importância ainda maior.” (Revista Grandes Construções - News Letter – 14/10/2010.)
Página 2
Um Pouco de história
O texto abaixo foi retirado na integra do documento “A História do cimento no Brasil” produzido pelo SNIC – Sindicato Nacional da Indústria de Cimento, em comemoração aos seus 50 anos. Ele relata a implantação e a evolução da indústria cimenteira no Brasil, criando o vinculo com momento político e econômico vigente em cada período.
O Cimento no Brasil A palavra CIMENTO é originada do latim CAEMENTU, que na antiga Roma designava uma espécie de pedra natural de rochedos não esquadrejada (quebrada). O produto é o componente básico do concreto, que é hoje o segundo mat erial mais utilizado pelo homem, ficando somente atrás do elemento água. A história da sua evolução começa antes do século